Prefeitura anuncia pacote de incentivos fiscais para turbinar a construção civil

Foto: Rodolfo Loepert/PCR

Prefeitura anuncia pacote de incentivos para turbinar a construção civil e gerar 20 mil empregos até 2022

Para movimentar novas obras e criar postos de trabalho, o segmento terá acesso a isenção de impostos e taxas municipais em projetos voltados para a moradia popular

A Prefeitura do Recife anunciou, nesta quinta-feira (21), um pacote de benefícios fiscais para acelerar a retomada da construção civil e estimular a geração de empregos no setor. A medida oferece isenções de impostos e taxas municipais para a atividade das construtoras, especialmente para habitacionais de interesse social. A decisão de impulsionar o segmento integra o Programa Recife Virado, que busca facilitar investimentos privados que promovam crescimento econômico e gerem oportunidades. A previsão é que mais de 8 mil empreendimentos residenciais saiam do papel até o fim de 2022 na cidade, reunindo aportes de mais de R$ 3 bilhões e gerando quase 20 mil novos postos de trabalho.

No âmbito fiscal e com objetivo de turbinar a economia, será concedida a isenção do Imposto Sobre Serviço (ISS) e das taxas de análise e aprovação de projetos e de certificação de conclusão das obras. Além disso, como forma de organizar as áreas que receberão os novos habitacionais, os terrenos terão direito à isenção do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI).

De acordo com a secretária de Finanças do Recife, Maíra Fischer, a entrega tem objetivo de atingir diversas frentes. “A moradia digna é um dos direitos e um princípio da qualidade de vida das pessoas e, em paralelo, o emprego é um dos mais importantes medidores do bem estar da população. Então a gente fomenta novos projetos habitacionais, a indústria da construção recebe um canal para movimentar o setor e a população recebe novas opções de moradia, além de um ambiente que, para novos postos de trabalho, responde rápido e em alto volume”, destacou.