Pesquisa de satisfação revela que 98% dos cidadãos aprovam atendimento da Sefin

Foto: Daniel Tavares/PCR

Pesquisa de satisfação revela que 98% dos cidadãos aprovam atendimento da Sefin
Após atendimento on-line ou presencial, um questionário é enviado automaticamente para o cidadão. Avaliação é tratada internamente para melhoria na prestação do serviço

A implantação do atendimento on-line pela Secretaria de Finanças do Recife ampliou a forma do cidadão se relacionar com a Prefeitura. Desde janeiro deste ano, é possível optar pelo atendimento presencial ou por videochamada na hora do agendamento pelo Portal Recife em Dia. Com a novidade, foi lançada uma pesquisa de satisfação do usuário, disparada automaticamente após o atendimento, com o objetivo de medir o seu nível de satisfação em relação ao serviço. Segundo levantamento da Sefin, com base nas pesquisas realizadas em maio e junho, 98,6% das pessoas, em média, ficaram satisfeitas ou muito satisfeitas com o atendimento dos funcionários da Secretaria de Finanças, considerando as duas modalidades de atendimento.

“A pesquisa tem sido um instrumento muito importante de melhoria no nosso atendimento. De forma muito objetiva, o cidadão consegue avaliar, em uma escala de 0 a 10, três itens relacionados ao atendimento, como o sistema de agendamento, as instalações, no caso de atendimento presencial na Prefeitura, além da qualidade desse atendimento pelo profissional. Também há um campo importante para sugestões, cujo objetivo é dar a oportunidade de o cidadão falar diretamente conosco”, diz a secretária de Finanças do Recife, Maíra Fischer.

No mês de maio, 194 pessoas responderam à pesquisa de satisfação no atendimento da Sefin. Desse total, 92,6% consideraram satisfatório ou muito satisfatório o sistema de agendamento. Já sobre as instalações do local de atendimento, 83% avaliaram esse quesito como satisfatório ou muito satisfatório. Em relação ao atendimento do funcionário, 98,6% consideraram satisfatório ou muito satisfatório. Em junho, 146 cidadãos avaliaram o atendimento da Secretaria de Finanças e, desse total, 94,4% consideraram satisfatório ou muito satisfatório o sistema de agendamento. Sobre as instalações do local de atendimento, 91,7% avaliaram o item como satisfatório ou muito satisfatório. Em relação ao atendimento do funcionário, 97,9% consideraram satisfatório ou muito satisfatório.

“Nossa equipe de atendimento é treinada para tratar de todos os assuntos relacionados aos tributos, que é o formato de atendimento generalista. É um modelo que funciona bastante e é bem recebido pelo usuário, como retrata a própria pesquisa. Além disso, todos são orientados a atender com a devida atenção o cidadão, entendendo suas particularidades”, explica a gestora da Unidade de Atendimento ao Contribuinte, Cristina Machado, e emenda. “Vale destacar também que, nesse novo formato automático da pesquisa, estamos conseguindo não só receber as informações como também tratar as sugestões considerando as melhorias propostas, o que é muito válido para o dia a dia no atendimento ao usuário”, complementa.

Todas as avaliações da pesquisa de satisfação automática da Sefin são computadas com as recebidas na Unidade de Atendimento ao Contribuinte, no prédio sede da Prefeitura, nos casos onde o cidadão não consegue informar um e-mail para recebimento do questionário virtual. A pesquisa também pode ser acessada pelo QR Code, disponível em um  totem na área central da unidade.