Ficar em dia junto à Prefeitura garante desconto no IPTU 2023

Ficar em dia junto à Prefeitura garante desconto no IPTU 2023

Negociar os atrasados até o dia 30 de novembro garante o desconto de 10% para pagamento em cota única no IPTU 2023. A Prefeitura oferece a possibilidade de quitar à vista, no cartão de crédito ou parcelado no boleto

Os contribuintes do Recife têm até o fim deste mês para se organizar e aproveitar uma oportunidade de desconto no Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) do ano que vem. É que a Secretaria de Finanças (Sefin) garante o desconto de 10% para quem pagar em cota única, mas o benefício vale apenas para quem está em dia com os tributos municipais. Por isso, a Prefeitura recomenda a negociação de qualquer pendência até 30 de novembro para poder acessar essa vantagem.

No portal Recife em Dia (recifeemdia.recife.pe.gov.br), é possível simular formas de pagamento e regularizar os atrasados pagando à vista ou parcelado. Basta acessar a página e, na área de Acesso Rápido, clicar em “Extrato de Débitos - IPTU e Taxas”. Em seguida, é só digitar a sequencial do imóvel e negociar. A Sefin oferece a opção de pagamento via boleto (à vista e parcelado), PIX e cartão de crédito. Também é possível negociar e quitar presencialmente, na Unidade de atendimento ao contribuinte que fica no térreo do edf. sede da Prefeitura. O horário de atendimento é das 8h às 15h.

“Novembro é um mês determinante para ter acesso aos descontos do IPTU do ano subsequente no Recife e um dos requisitos essenciais para acessar esses benefícios é estar em dia com a Prefeitura. Por isso, quem quiser aproveitar ainda dá para garantir estes descontos, basta negociar os atrasados à vista, pagar no cartão de crédito ou pagando o primeiro  boleto em caso de parcelamentos. No dia 30 de novembro, a gente fecha a lista de adimplentes para apontar os imóveis aptos a receberem os descontos em 2023”, explicou a secretária de Finanças do Recife, Maíra Fischer.

Vale ressaltar que os boletos do IPTU 2023 já chegarão nos imóveis com o abatimento de 5% no valor total para todos os contribuintes adimplentes. O desconto de adimplência é garantido mesmo para quem optar pelo pagamento parcelado. Além disso, também terão acesso a mais 5% de desconto no pagamento em cota única, totalizando os 10%. Já as pessoas que tiverem quaisquer pendências junto à Prefeitura até o fim deste mês terão direito apenas ao desconto pelo pagamento em cota única (5%).

Indique o imóvel - Nota Fiscal de Serviços - eletrônica

O contribuinte do Recife também tem até o dia 30 de novembro para indicar o imóvel que vai receber desconto no Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) do ano que vem. A medida vale para quem adquiriu serviços no Recife e solicitou a inclusão do CPF na Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e), gerando créditos que podem ser convertidos em abatimento no tributo. Outra condição é estar em dia com a Prefeitura. Estacionamentos, academias e escolas, por exemplo, devem fornecer nota fiscal. A redução no IPTU 2023 é de até 50% do valor do IPTU 2022. Caso o cidadão disponha de créditos superiores, ele pode escolher outros imóveis nas mesmas condições para usufruir do benefício.

Para indicar o imóvel, é preciso acessar o Portal Recife em Dia (recifeemdia.recife.pe.gov.br) e, na área de Acesso Rápido, clicar em Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e). Caso ainda não seja cadastrado, o contribuinte precisa realizar o cadastro no local indicado. Ao logar, é só clicar no item “indicação de imóveis”. No mesmo ambiente, vão aparecer os créditos disponíveis para serem utilizados no abatimento. O mesmo serviço também pode ser acessado pelo aplicativo do Conecta Recife.

Pagamento

Negociando dívidas junto à Prefeitura do Recife com o cartão de crédito, o contribuinte garante descontos nos juros e na multa da dívida, além de parcelamento em até 21 vezes, com taxas de operação que variam de acordo com o perfil do débito.

Via boleto, a Prefeitura oferece 40% de desconto nos juros e na multa no pagamento à vista e, para quem parcelar em até 12 vezes, o desconto é de 30%, já em até 24 vezes, o desconto é de 20%. De 25 a 60 parcelas, não há desconto. Os percentuais citados valem para a primeira negociação de dívidas. No caso de renegociação, quando o contribuinte já tinha um parcelamento e não cumpriu, só há desconto para pagamento à vista, dos mesmos 40% nos juros e na multa.

Dentre os tributos que os contribuintes podem obter descontos na multa e nos juros estão o Imposto Sobre Serviços (ISS), Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Taxa de Coleta, Remoção e Destinação de Resíduos Sólidos Domiciliares (TRSD), além das diversas taxas mercantis.

Agendamento

O atendimento presencial na Unidade de atendimento ao contribuinte não exige agendamento prévio, mas a opção está disponível no Portal Recife em Dia (recifeemdia.recife.pe.gov.br). Quem agendar será atendido no dia e na hora marcados. Os demais serão atendidos por ordem de chegada. Para agendar, é só clicar em “Agendamento” na área de Acesso Rápido do portal, preencher o formulário e marcar a opção de atendimento presencial. Depois, é só definir dia e hora mais convenientes.