Prefeitura do Recife divulga calendário de pagamento do IPTU 2023 e oferece descontos de até 10%

Cota única vence em 10 de fevereiro, mesma data da primeira parcela. Secretaria de Finanças explica valores do boleto e formas de descontos

Contribuintes do Recife já podem acessar os boletos do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) para o exercício 2023. Por meio dos canais digitais, a Secretaria de Finanças do Recife disponibiliza 363.145 boletos para o calendário de pagamento deste ano, que começa em 10 de fevereiro, quando vence a cota única ou a primeira parcela do tributo. A Prefeitura vai oferecer até 10% de desconto para quem quitar o tributo à vista. O parcelamento continua oferecido em dez vezes, sempre com vencimento no dia 10 de cada mês. A distribuição dos boletos nos imóveis seguirá acontecendo.

O Documento de Arrecadação Municipal (DAM) pode ser gerado no ícone “IPTU 2023”, na área de Acesso Rápido do Portal Recife em Dia (recifeemdia.recife.pe.gov.br), ou no aplicativo Conecta Recife, onde também é possível acessar o QR code ou o código numérico para quitar o boleto por meio do PIX. Para isso, basta ter em mãos o Sequencial do imóvel.

“Desde o início da gestão João Campos, a Secretaria de Finanças tem mudado a relação com a população e isso tem refletido na participação das pessoas junto à Prefeitura, seja buscando formas de limpar o nome, de quitar os tributos em dia, de regularizar a situação dos imóveis, entre outras formas de colaborar com o nosso trabalho. Agora a gente inicia mais um calendário do IPTU, que traz uma receita importante para a Prefeitura e que é determinante para que a gestão retorne em investimentos na cidade e na manutenção de serviços públicos essenciais para as pessoas, principalmente nas áreas de educação, saúde e urbanização”, destacou a secretária de Finanças do Recife, Maíra Fischer.

Descontos

Os boletos do IPTU 2023 já chegarão nos imóveis com o abatimento de 5% no valor total para todos os contribuintes adimplentes. O desconto de adimplência é garantido mesmo para quem optar pelo pagamento parcelado. Além disso, também terão acesso a mais 5% de desconto no pagamento em cota única, totalizando os 10%. Já as pessoas que tiverem quaisquer pendências junto à Prefeitura até o fim deste mês terão direito apenas ao desconto pelo pagamento em cota única (5%). É possível pagar com PIX ou por meio da rede de bancos credenciados.

Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFSe)

Imóveis que foram indicados para ter abatimento do imposto utilizando créditos gerados na Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) já recebem os carnês 2023 com o desconto aplicado. Mais de 15 mil imóveis foram indicados para receber esses descontos, gerando abatimentos de mais de R$ 5,2 milhões. A orientação é incluir CPF na Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFSe) para conseguir descontos nos próximos anos. A ação gera créditos automáticos assim que o imposto é recolhido pela prefeitura. Os créditos têm validade de cinco anos e é possível abater até 50% do valor do IPTU.

Correção do IPTU 2023

A Secretaria de Finanças do Recife informa que as normativas referentes ao IPTU da cidade seguem o Código Tributário Municipal. A correção anual é automática e utiliza o IPCA, medidor oficial da inflação no Brasil, acumulado de 12 meses encerrados em outubro. No período apurado para 2023, o índice foi de  6,47%.