Prefeitura do Recife simplifica processo para regularizar nome de inadimplentes

Portal Recife em Dia passa oferecer a possibilidade de quitar, em um único boleto, os valores da dívida em fase de protesto e das taxas de cartório. Medida retira a necessidade de comparecer ao cartório

Tendo como diretriz facilitar o atendimento ao cidadão e às empresas, com a redução da burocracia e a busca pela melhor gestão fiscal, a Prefeitura do Recife inovou para simplificar a vida de quem quer regularizar as dívidas junto ao Município e limpar o nome no mercado. A medida vale para inadimplentes com pendências já foram protestadas em cartório, que poderão ser resolvidas de forma 100% digital, quitando-se a dívida e as taxas em um boleto único. Isso é possível porque passaram a ser incluídos no Documento de Arrecadação Municipal (DAM) os valores relacionados aos emolumentos devidos a esses órgãos. O novo serviço está disponível no Portal Recife em Dia (recifeemdia.recife.pe.gov.br) e no aplicativo Conecta Recife.

As tratativas para a implementação da melhoria foram iniciadas no fim do ano passado e envolveram, além da Secretaria de Finanças, a Procuradoria da Fazenda Municipal (PFM), vinculada à Procuradoria-Geral do Município, a Empresa Municipal de Informática (Emprel) e representantes de cartórios. Neste modelo, uma vez quitada a cobrança, a Prefeitura fica responsável pelo recolhimento e repasse dos valores. “Com o processo de baixa simplificado a partir de agora, é esperado um aumento na capacidade de recuperação de créditos e redução no fluxo de pessoas no Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC) e na PFM, gerando também um ganho operacional para os cartórios” explica o secretário-executivo de Tributação da Sefin, Bartolomeu Figueiredo.

Na prática, quando uma pessoa física ou jurídica fica inadimplente junto à Prefeitura e não cumpre os prazos de negociação informados em comunicação oficial, ela entra em dívida ativa do Município e pode ser protestada em cartório. O processo até a inscrição em dívida ativa dura, em média, entre seis meses a um ano, variando de acordo com a natureza do tributo e o valor do débito. Dívidas de qualquer valor podem ser submetidas a protesto. Além disso, a Prefeitura pode buscar na justiça a cobrança, com a possibilidade de execução de bens e até mesmo bloqueio de contas. Em média, a Prefeitura envia mensalmente cerca de 6 mil títulos de protesto, ação que é de competência da PFM.

A Prefeitura do Recife orienta regularizar as dívidas com o Município, porque, com a efetivação do protesto, o histórico de crédito do contribuinte fica comprometido, o que dificulta o acesso a empréstimos e financiamentos. “Antes, quando o contribuinte pagava um título protestado, precisava entrar em contato conosco, para mandarmos a autorização ao cartório, sendo então possível pagar os emolumentos- despesas devidas- e ocorrer a baixa. Com a novidade, isso vai ser muito positivo para o devedor, pois o protesto e a negativação no Serasa serão ‘cancelados’ sem que ele precise fazer algum ato adicional”, detalha o procurador da Fazenda Municipal, Ricardo Sampaio.